Padre Reus

Padre João Batista Reus, nascido Johann Baptist Reus, nasceu em 1868, na Arquidiocese de Bamberga (Baviera, Alemanha). Seus pais, João e Ana Margarida Reus, deram-lhe primorosa educação religiosa. Ensinado por sua mãe, revelou-se João Baptista, desde menino, fervoroso devoto da Mãe de Deus e do Menino Jesus.

Entrou na Companhia de Jesus e, ordenado sacerdote, foi mandado para o Brasil e por muitos anos foi professor de teologia e orientador espiritual no Colégio de Cristo Rei, em São Leopoldo. Somente depois de 50 anos de sacerdócio, e a muito custo, aceitou celebrar a missa para toda a comunidade, pois até então a celebrava apenas em capela reservada e quase sempre com os mesmos assistentes. Em 1913 foi pároco nas cidades de Rio Grande, Porto Alegre e São Leopoldo. Era reconhecido por sua piedade e devoção, falecendo em fama de santidade no dia 21 de julho de 1947. Seu túmulo junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus é um permanente centro e local conversão.

Durante sua vida escreveu diversos livros religiosos em português, espanhol, alemão e italiano. Seu Diário Espiritual e Autobiografia revelam uma alma singular e mística.

Por causa dos milagres que lhe são conferidos, ao falecer, em 1947, Padre Reus já tinha fama de santo. O processo de beatificação começou em 1958, mas ficou parado durante décadas. Nos anos 90, os bispos gaúchos enviaram carta ao Papa João Paulo II, pedindo a beatificação do Padre Reus em processo que ainda tramita no Vaticano.

Webmaster Pedro Roberto | pdro.roberto@gmail.com.